Arqueólogos e biólogos analisam sinais que comprovam relatos bíblicos, como a localização do Jardim do Éden e a existência de Adão e Eva, os ancestrais comuns de todos os humanos vivos.
Na Bíblia, Adão e Eva viviam no abundante e farto Jardim do Éden. O livro de Gênesis, afirma que um rio flui pelo Éden e se divide em quatro braços: o Pisom, o Giom, o Tigre e o Eufrates. Os dois últimos rios citados estão atualmente localizados no Iraque. Conforme a descrição, os cientistas acreditam que o Jardim do Éden esteja em uma área chamada Mesopotâmia, que significa “entre rios” em grego antigo.
Para o professor Eric Cline, da Universidade George Washington, essa hipótese faz sentido, pois “o relato bíblico não apenas diz que o jardim ficava “no leste”, mas também menciona os rios Tigre e Eufrates em conexão com o Jardim do Éden”, disse ele ao Daily Mail.
Resultados de pesquisas genéticas, estão cada vez aproximando a ciência de validar a existência de Adão e Eva. Para o Dr. Joshua Swamidass, biólogo da Universidade de Washington, não há razão para acreditar que a humanidade não descende de um único casal.
Os cientistas chamam de DNA mitocondrial um tipo de material genético passado das mães para os filhos. Foi nomeada como “Eva Mitocondrial”, a ancestral feminina comum que pode ter o DNA rastreado em todo ser humano atualmente vivo. Apesar de a “Eva Mitocondrial” não ter sido o primeiro ser humano, o estudo afirma que todas as outras linhagens femininas acabaram morrendo e não conseguiram transmitir seu DNA mitocondrial.
O estudo científico tem aplicado a mesma lógica, para determinar que também pode haver um “Adão do cromossomo Y”, do qual se origina o cromossomo Y masculino em todo ser humano vivo.
Os cientistas acreditam que a “Eva mitocondrial” provavelmente viveu na África há cerca de 200.000 anos, e o “Adão do cromossomo Y” teria vivido entre 180.000 e 200.000 anos atrás. No entanto, isso não quer dizer que os cientistas acreditam que os humanos descendem de um único par de humanos, mas sim que Adão e Eva teriam sido um dos muitos humanos que viviam na Terra naquela época.
Alguns estudiosos buscam identificar Adão e Eva como os primeiros humanos verdadeiramente conscientes e ampliam os debates sobre as evidências e o significado dessa definição.
Redação CPAD News/ Com informações Pleno News e Dailymail.com