Após 35 anos se autodeclarando ateu, o cofundador da Wikipédia (enciclopédia livre escrita de maneira colaborativa), Larry Sanger, anunciou em seu blog pessoal que se converteu ao cristianismo.
Em seu relato, Sanger revelou que nasceu em uma família tradicional luterana e frequentou a igreja até a sua adolescência, quando se afastou da fé. Ele contou ainda, que ao se formar em Filosofia, sua vida religiosa mudou de vez, já que seu campo de atuação é composto majoritariamente por ateus e agnósticos. Apesar de seguir mais cético nesses assuntos, e se sentir agnóstico, ele afirma que não se tornou um “inimigo da fé”.
Por reconhecer a Bíblia como “o livro mais influente da História”, em 2010, o filósofo fez questão de ensiná-la aos seus filhos. Foi durante esse momento de estudo, que Sanger sentiu uma mudança acontecer. Ele relatou que seu “pensamento sobre moralidade evoluiu”, e que passou a fazer uma conexão do declínio cultural da sociedade ocidental com o declínio da religião.
Nos anos seguintes, o estudioso publicou uma série de artigos relacionados a Deus, fé e moral. Ele foi ligando cada vez mais a Filosofia ao Cristianismo e percebeu que seu ceticismo havia sido vencido.
“Enquanto antes eu era apenas cético e frio em relação ao Cristianismo, agora me sentia aquecido em relação a ele. Eu cheguei a aprová-lo moralmente — não era apenas tolerável, mas positivamente agradável”, afirmou Sanger.
O filósofo conta que, em 2019, voltou a ler Bíblia de forma pessoal, e com isso foi acrescentando, inclusive, planos de leitura, até criar um grupo de estudo bíblico em 2023. Ele compartilhou o acesso ao grupo, e convidou a quem se interessa em fazer a leitura da Bíblia e de seus últimos conselhos gerais sobre o tema.
Ele compartilhou ainda que planeja iniciar novas leituras e que tem procurado filósofos e teólogos para analisar a obra God Exists e futuramente criar um grupo de estudo para revisar o material.
Entre as afirmações feitas em seu longo relato de testemunho, Sanger ressalta ao finalizar a publicação: “Acredito que há um Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo”, “A Bíblia, que é a palavra inerrante de Deus, revela seu plano para nossa salvação de tal destruição” e “Ele retornará a nós um dia, corporalmente, e um novo céu e uma nova terra serão criados”, declara o ex-ateu.
Redação CPAD News/ Com informações Pleno News e Larrysanger.org