O presidente do Conselho Deliberativo do Centenário das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro, pastor Flávio de Castro Marinho, que preside a Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro (CEADER), e o pastor Elizeu Alves Cardoso, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Brasil no Estado do Rio de Janeiro (CEADERJ) e membro do referido Conselho, estiveram na tarde do dia 19 de junho, quarta-feira, na residência do irmão Paulo Brito Leivas Macalão, filho do pastor Paulo Leivas Macalão (1903-1982) e da irmã Zélia Brito Macalão (1907-1988), cujas famílias – Brito e Macalão – estavam entre os primeiros crentes da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro.
“Durante toda a sua vida, o pastor Paulo Macalão e a irmã Zélia, que fundariam depois, nos anos de 1930, a Assembleia de Deus Ministério de Madureira (cujo registro oficial se deu apenas em 1941), fizeram parte da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), com o pastor Paulo tendo, inclusive, participado da edição da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação no Brasil. O irmão Paulo Brito Leivas Macalão, mais conhecido como Paulinho Macalão, é o único filho do casal. Com mais de 80 anos, ele quase não sai de casa, devido a problemas de saúde, sendo cuidado pela sua esposa irmã Maria, mas recebe visitas constantes de familiares e amigos.
Por estar, devido à saúde, impossibilitado de ir à festa em celebração a Deus pelos 100 anos das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro, marcada para o dia 29 de junho, para as 14h às 20h, no Marcanãzinho, o irmão Paulinho foi visitado pelos pastores Flávio Marinho e Elizeu Alves para um momento de comunhão e de homenagem. Eles foram acompanhados pelo pastor Isael de Araújo, historiador da denominação e diretor da Faculdade das Assembleias de Deus (FAECAD). Os pastores vieram acompanhados de suas respectivas esposas. Membros da família Brito e Macalão e amigos do irmão Paulinho também estiveram presentes para prestigiar o momento, bem como uma equipe da CPAD para fazer o registro em vídeo e fotos.
Após saudações e um momento de louvor animado com hinos da Harpa Cristã (304, “A Face Adorada de Jesus”; e 149, “Canto do Pescador”) acompanhados no violão pelo pastor Flávio Marinho, o presidente do Conselho Deliberativo do Centenário trouxe uma palavra aos presentes sobre a importância daquele momento e entregou às mãos do irmão Paulinho e de sua esposa um exemplar da Bíblia Comemorativa do Centenário das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro, produzida pela CPAD e trazendo um encarte sobre a história de denominação no estado. Em seguida, o pastor Elizeu Alves conduziu um fervoroso momento de oração com os presentes, momento em que a presença do Senhor foi sentida.
Ainda no dia 19, às 18h30, foi realizada no tradicional Palácio Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, com a presença de representantes de todas as convenções estaduais das ADs no Rio de Janeiro e dos membros do Conselho Deliberativo do Centenário, uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do estado (ALERJ) pelo centenário das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro. A homenagem foi uma iniciativa dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Otoni de Paula Pai (in memorian).
Redação CPAD News