O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado nesta terça-feira (9). A data foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer as necessidades dessas comunidades. O jovem cristão David viveu os desafios e a transformação que o evangelho traz às comunidades indígenas na Colômbia.
Ele já era considerado uma autoridade mamo desde o seu nascimento. Os mamos são líderes religiosos das tribos ogkui e arhuaco em Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira colombiana. Eles seguem uma religião animista, que adora diferentes espíritos e elementos da natureza. O pai de David foi um líder mamo e, desde os primeiros anos de vida do jovem, ensinou os diferentes rituais que fazia, para que no futuro, David seguisse os seus passos. Mesmo crescendo no centro da cultura e crenças indígenas, David nunca encontrou respostas para seus questionamentos.
David não conhecia cristãos, mas quando era criança, descobriu uma escola cristã na comunidade onde morava. Como não falava espanhol, ficava excluído. Ainda assim, ele se esforçava para ler as Escrituras e orar. Após esse primeiro contato com Cristo, ele viveu um milagre em que reconheceu a existência e o senhorio de Jesus. Ele passou a testemunhar nas cidades, pregava e orava pelas pessoas e, depois, decidiu voltar à cidade onde nasceu.
Os mamos descobriram um dos cultos que David estava liderando e disseram que ele estava confundindo as pessoas. Ele foi preso, passou fome, sede e ficou doente, mas em todos os momentos David orava e pensava em Deus.
Com informações: Portas Abertas (09.08.22)