Hkalam Samson, pastor de um grupo étnico predominantemente cristão em Mianmar, conhecido internacionalmente por suas habilidades diplomáticas e pacificadoras, foi preso no Aeroporto Internacional de Mandalay em 4 de dezembro do ano passado e pode pegar até 13 anos de prisão.
O ex-chefe da Convenção Batista Kachin (KBC), esteve reunido no Salão Oval com o presidente Donald Trump e um grupo de vítimas de perseguição religiosa de todo o mundo, no mês de julho de 2019, para compartilhar como o povo Kachin foi “oprimido e torturado pelo governo militar de Mianmar”. Na oportunidade, Hkalam agradeceu ao governo Trump por impor sanções a quatro generais de alto escalão.
A prisão do pastor, de 65 anos, aconteceu três anos e meio e um golpe militar após o encontro com Trump. Ele estava viajando para Bangkok para realizar consultas médicas.
De acordo com o Cristianity Today (CT), a família de Hkalam está preocupada com sua saúde. O pastor foi acometido por um quadro de pneumonia e pressão alta, e segundo informações de sua esposa, ela não teve permissão para enviar remédios ou alimentos.
O povo Kachin, que está envolvido em uma guerra civil contínua com a junta militar há décadas, tem Hkalam como um dos seus principais defensores. Missionários e grupos de direitos humanos e minorias de diversas partes dos mundo fazem apelos pela libertação de Hkalam, inclusive o Departamento de Estado dos EUA.
“Ele é a imagem das igrejas batistas Kachin, e ele é a imagem do povo Kachin”, disse Labya La Seng, pastor da Igreja Batista Dallas-Fort Worth Kachin e presidente da Associação Batista Americana Kachin.
Como resultado do trabalho dos missionários batistas americanos no século XIX, os Kachin são predominantemente batistas . O CT explica que, apesar de Adoniram Judson ter sido o primeiro missionário protestante a chegar a Mianmar em 1813, o trabalho missionário entre os Kachin iniciou em 1877. William Henry Roberts batizou os primeiros sete cristãos Kachin em 1882 e eles iniciaram a primeira igreja Kachin no final daquele ano. A Convenção Batista Kachin foi fundada em 1910 e atualmente é composta por mais de 300 igrejas.
Com informações Cristianity Today (CT)