Depois de seis semanas de votação, o partido Bharatiya Janata Party (BJP), que domina o governo da Índia há dez anos, conseguiu mais uma vitória e deixou a comunidade cristã bastante receosa. O primeiro-ministro Narendra Modi está pronto para começar seu terceiro mandato seguido. A gestão atual é a mesma que negligencia casos de perseguição extrema a cristãos, como acontece em outros países.
Apesar da vitória do BJP, o partido não conseguiu a maioria dos lugares no parlamento. Isso cria a expectativa de que possa haver um pouco mais de diálogo sobre o tema da tolerância religiosa. No entanto, a agenda de nacionalismo religioso hindu continua a ter um espaço relevante na sociedade indiana. Desde que o BJP chegou ao poder, em 2014, a intolerância contra cristãos e muçulmanos cresceu significativamente.
A ideologia de grupos extremistas hindus é favorecida pelo BJP, de modo que agressões, ataques de multidões e falsas denúncias ficam impunes. Mesmo durante as eleições, a violência continuou imbatível, especialmente em regiões como Manipur, onde as urnas foram vandalizadas e cristãos, assassinados.
Com informações: Portas Abertas (07.06.24)