Nesta quarta-feira (6), representantes dos parlamentos das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, além de organismos internacionais, se reúnem no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, chamada P20.
Esta edição tem como tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”. Durante três dias, serão discutidas propostas para combater as desigualdades de gênero e raça, a fome e a pobreza, e a crise ambiental. A igualdade de gênero foi defendida, durante a abertura da programação, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Na cerimônia, ele recebeu a Carta de Alagoas, com 17 recomendações para construir futuro mais igualitário entre homens e mulheres. O documento foi elaborado por deputadas e senadoras de 26 países durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em julho, em Maceió.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a penúltima posição entre os países do G20, melhor apenas que o Japão. A 10ª Cúpula do P20 vai até sexta-feira (8).
Com informações: Agência Brasil