Nesta terça-feira (11), a Tools for Humanity, empresa responsável pela operação da World, anunciou a suspensão do serviço de escaneamento de íris no Brasil. Decisão foi tomada após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibir que o projeto faça pagamentos pela coleta de dados biométricos.
Como forma de incentivar as pessoas a cederem o cadastro da sua íris, a empresa oferecia como recompensa uma quantia em tokens (criptomoedas), que equivale, aproximadamente, ao valor entre R$600 e R$740.
A ANPD já havia ordenado a interrupção dessa recompensa pela foto da íris, no dia 25 de janeiro. A World entrou com um recurso de efeito suspensivo na ANPD e conseguiu seguir com os pagamentos até que uma nova decisão fosse tomada pelo órgão. A empresa solicitou um prazo de 45 dias para implementar alterações em seu aplicativo World App antes de interromper o pagamento da criptomoeda.
Porém, esse pedido foi negado pela ANPD que interrompeu o pagamento de forma efetiva, nesta terça (11). A empresa publicou nota no mesmo dia, informando que respeita decisão da Autoridade.
“A World respeita a decisão da ANPD. Como a ANPD está ciente, será necessário tempo para cumprir com a sua ordem. Para permitir que a World conclua as mudanças em coordenação com a ANPD e garanta conformidade durante esse processo, estamos voluntariamente e temporariamente pausando o serviço de verificações. Os espaços físicos da World permanecerão abertos para fornecer educação e informações ao público e pedimos desculpas por qualquer inconveniente aos que desejavam se juntar à World agora.
A World segue seu compromisso em cumprir com as leis nos mercados onde opera e continuará trabalhando para garantir transparência e entendimento público desse serviço essencial, que busca aumentar a segurança e confiança online na era da IA”, diz nota.
Segundo informou a Tools for Humanity, apesar da pausa voluntária do serviço de verificações de íris, as unidades físicas da Word no Brasil seguirão abertas para fornecer informações ao público.
No início de janeiro, o CPAD News noticiou sobre as dezenas de pontos de atendimentos da World disponibilizados na maior cidade do Brasil. Segundo a startup de tecnologia, já haviam sido realizados mais de 500 mil cadastros só em São Paulo. Em todo o mundo, os registros passavam de 16 milhões de imagens de íris cedidas para a empresa.
Redação CPAD News/ Com informações G1 e CNN