Nesta segunda-feira (24), autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se reúnem na Arábia Saudita para negociar um possível cessar-fogo na Ucrânia.
De acordo com a Casa Branca, Rússia aceitou suspender temporariamente os ataques contra infraestruturas energéticas na Ucrânia, e a reunião busca finalizar os detalhes desse acordo.
Representantes norte-americanos e ucranianos também conversaram, no último domingo (23), sobre uma tentativa de acordo “antecipado” de cessar-fogo no Mar Negro antes de as negociações se encaminharem para uma resolução permanente.
Após o encontro, Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, mostrou-se otimista para que a trégua “saia do papel”. Rússia não acredita em uma solução rápida e afirma que “negociações difíceis” estão por vir.
Na última semana, Putin afirmou que está disposto a discutir a paz permanente, desde que a Ucrânia abandone oficialmente suas ambições de aderir à Otan, pare de receber ajuda militar estrangeira, bem como o fornecimento de inteligência, e retire suas tropas de todo o território de quatro regiões ucranianas reivindicadas e controladas em sua maior parte pela Rússia.
Redação CPAD News/ Com informações SBT News e CNN Brasil