Nolla Azar trabalhava com a MBC, com sede em Dubai, uma das maiores empresas de mídia do Oriente Médio, e no ano de 2009 decidiu retornar para sua terra, o Líbano. Apesar de ter o calor familiar, Azar se sentiu profissionalmente frustrada por não encontrar oportunidades na indústria local, então ela se reinventou nas mídias sociais e se tornou uma influenciadora digital.
Produzindo um podcast direcionado a mulheres, Azar acumulou 275 mil seguidores no TikTok, com 17 milhões de visualizações. Mesmo com essas conquistas, ela ainda se sentia vazia e desabafava com a mãe sobre a insatisfação com diversas áreas de sua vida, como as finanças, carreira e vida amorosa.
Durante o isolamento da COVID-19, Azar que era católica maronita por formação, iniciou uma jornada de busca espiritual, incluindo em sua rotina leitura de livros sobre Deus e promação da TV religiosa, até que um dia ela sintonizou em uma estação de rádio nova e desconhecida e entregou sua vida a Cristo.
Atualmente, Nolla Azar trabalha na rádio e é uma das apresentadoras mais bem avaliadas.
Ela contou que no ínicio encontrou dificuldade em equilibrar a função de entreter as pessoas e ser cristã. Mas depois conseguiu se encontrar. “Foi Deus quem me trouxe até aqui e, ao levantar o ânimo das pessoas, eu as redireciono para Jesus”, disse Azar.
“BeLight” começou no Dia de Ação de Graças em 2020 como uma iniciativa de árabes determinados a lançar uma estação FM liderada por protestantes no Líbano. Com a chegada de Azar na equipe, houve um ganho de conhecimento e por consequência, a popularidade da rádio cresceu rapidamente. Entre os profissionais, muitos tinham experiência em produção de TV, mas nenhum em rádio.
Segundo uma pesquisa de publicidade da Ipsos de abril passado, agora chega a 300 mil o número de libaneses sofrendo com a crise econômica e turbulência política. Nessa contramão, a participação de mercado da “BeLight” é de 7,5%, ficando atrás das estações de música pop mais bem classificadas (com média de 11% cada), mas a coloca à frente das ofertas católicas e muçulmanas de longa data.
“As pessoas ficam felizes em ouvir uma mensagem de esperança, não apenas más notícias”, disse Mireille Eid, apresentadora do primeiro talk show da BeLight, Thought for Tomorrow.
De acordo com a Christianity Today, o Líbano possui 18 seitas religiosas oficiais, com muitos ouvintes do BeLight. A empresa de comunicação é registrada oficialmente como uma rádio cultural e tem como política editorial não fazer críticas a nenhuma religião, nem emitir opiniões políticas. Os evangélicos do Líbano representam cerca de 1 por cento da população e frequentemente lamentam as realidades sectárias do país.
Com informações Christianity Today