O Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) relatou que tem crescido o número de casos de pessoas recebendo uma nova abordagem de golpe, por ligação telefônica.
De acordo com a Federação, os criminosos estão solicitando a transferência de grandes quantias financeiras, alegando que a agência bancária ou gerente está sob investigação. Em algumas ligações, eles têm usado o nome da Febraban para dar credibilidade ao golpe, e até mesmo apresentam um boletim de ocorrência falso.
A quadrilha age manipulando o cliente psicologicamente, para que ele forneça informações confidenciais ou realize transações. No entanto, a população deve ficar atenta e saber que, representantes de agências bancárias nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações feitas anteriormente.
“Esta abordagem é golpe. Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
A Federação orienta que, caso o cidadão tenha caído em algum golpe, notifique imediatamente o banco, para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, e registre um boletim de ocorrência.
Redação CPAD News/ Com informações SBT