Ventos fortes e uma queda acentuada nas temperaturas deverão acompanhar uma frente fria prevista para chegar nesta semana no Brasil. Esse fenômeno se estenderá do Rio Grande do Sul ao Paraná até sexta-feira (06). Em algumas regiões poderão ocorrer geadas.
Nesta quinta-feira (05), há previsão de rajadas de vento, com picos de 70 Km/h. O fenômeno pode causar quedas de árvores e problemas no fornecimento de energia elétrica. Na sexta-feira (06), a previsão é de tempo seco e ensolarado na Região Sul, com temperaturas mais baixas.
Nos últimos dias, várias regiões do Brasil tem enfrentado temperaturas elevadas devido a forte onda de calor. Os meteorologistas ainda não conseguiram chegar a um acordo se o país poderia ser apontado como o mais quente do mundo nesse período.
Segundo a especialista em meterologia, Maria Clara Sassaki, em entrevista ao G1, afirmou que os únicos países que podem ter temperaturas semelhantes às do Brasil são Arábia Saudita e regiões perto do Egito e da Líbia.
Caso seja confirmado, não será a primeira vez que o país ocupa as primeiras posições entre os mais quentes do mundo. No segundo semestre de 2023 surgiu esse mesmo alerta quando o país passou por ondas de calor.
Com informações: Revista Oeste e G1