CPADNews

Bolsonaro anuncia que o MS vai publicar um parecer desobrigando o uso de máscaras para vacinados e quem já teve a covid-19

Segundo a OMS, a dispensa desses cuidados pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença

Bolsonaro anuncia que o MS vai publicar um parecer desobrigando o uso de máscaras para vacinados e quem já teve a covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quinta-feira, durante um evento em Brasília, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve publicar um parecer para desobrigar o uso de máscara por parte de quem já foi vacinado ou contraiu a covid-19 e se recuperou.

Segundo especialistas, mesmo com o desenvolvimento de anticorpos, pessoas que contrairam a covid-19 não estão definitivamente protegidas do risco de reinfecção e das variantes do novo coronavírus. A orientação dos órgãos da saúde é que a vacina seja aplicada também a quem teve a doença.

Depois que os primeiros países optaram por autorizar a dispensa do uso de máscaras por pessoas vacinadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela aos governos. Segundo a OMS, a dispensa desses cuidados pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença e não depende apenas da vacinação contra a covid-19.

 

Com informações: O Dia / Foto: Dida Sampaio/Estadão (11.06.21)