CPADNews

Surdos defendem Libras como segundo idioma oficial do Brasil

Dia Internacional da Língua de Sinais é comemorado nesta quinta (23)

Surdos defendem Libras como segundo idioma oficial do Brasil

Nesta quinta-feira (23), é celebrado o Dia Internacional da Língua de Sinais, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017. A data busca conscientizar sobre a importância dessa forma de comunicação, fundamental para a inclusão da comunidade surda.

A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, em 2002, pela Lei  nº 10.436. Agora, a Associação dos Surdos de São Paulo busca aprovar a Emenda Constitucional, PEC 12/2021, para que a Libras seja reconhecida como segunda língua oficial do Brasi..

O presidente da Associação paulista, Jorge Rodrigues, explica que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui todo um sistema com regras gramaticais e sintaxes, como qualquer outro idioma, e defendeu a importância da mesma para a comunidade.

“É por meio dela que a gente se expressa plenamente, interage com as pessoas surdas, conserva a nossa história enquanto comunidade, sem isso a gente não tem nada”, afirmou Jorge. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

 

CPAD News/ Com informações Agência Brasil - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil