CPADNews

Interior de São Paulo volta a registrar tempestade de areia

Rajadas de vento chegaram a 75 km/h

Interior de São Paulo volta a registrar tempestade de areia

Cidades no interior do estado de São Paulo voltam a registrar tempestades de poeira nesta quinta-feira (14). Moradores da região de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis fizeram registros do fenmeno.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Villela, informou que as tempestades registradas ontem são similares às que aconteceram no dia 26 de setembro, mas com um caráter mais esparso. 

Segundo ele, a última tempestade teve chuvas e rajadas de vento muito fortes. "No Aeroporto de Ribeirão Preto foi medido 75 km/h, mas, olhando as fotos, a gente pode dizer que em alguns pontos mais isolados pode ter chegado até os 100 km/h”, examinou Villela.

De acordo com o meteorologista, a previsão para o final de semana é de tempestade, podendo formar uma tempestade de areia, dependendo da condição do solo.

“A tempestade de poeira depende muito da condição do solo, mas, como já choveu ontem, esse solo fica mais pesado. Isso já dificulta mais, mas aonde teve chuvas mais fracas faz com que o solo fique mais agregado e mais pesado, precisando de ventos mais fortes ainda, mas existe esse potencial ainda de ocorrer, não só nessa região, mas em qualquer parte do estado. Mas, se houver, deve ser mais parecido com o que houve ontem, e não com o que houve no 26 de setembro, que formou uma extensão muito grande”, afirmou Franco Villela.

 

CPAD News/ Com inormações Agência Brasil - Foto: Rajadas de vento chegaram a 75 km/h