Autoridades declararam um toque de recolher de civis em Bangladesh. O país foi tomado por gritos violentos, corte de internet e tiroteios, na última semana. Na ocasião, prédios foram saqueados e incendiados durante protestos incessantes contra decisão recente do governo sobre cotas universitárias.
A situação começou há um mês com protestos pacíficos de estudantes universitários contra a posição das autoridades que se recusam a deixar o sistema de ingresso ao ensino superior por cotas. Os calouros e veteranos das universidades expressaram desejo de que o ingresso passasse a ser pelo sistema baseado por avaliação individual. A situação se tornou violenta quando partidos políticos se envolveram na discussão e começaram a atacar os manifestantes.
A internet foi cortada na última quinta-feira (18) e, desde então, os protestos perderam o rumo. O toque de recolher atualmente permite uma pequena janela de circulação de pessoas, entre meio dia e duas horas da tarde, para compra de bens essenciais apenas. Os moradores não podem sair de suas casas em qualquer outro horário.
Com informações: Portas Abertas (27.07.24)