Nesta quarta-feira (23), a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a criação de um grupo especial para reparar os danos causados por fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A medida acontece após a exposição da Polícia Federal de um esquema de descontos indevidos nas mensalidades de segurados – um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões.
Oito advogados públicos adotarão, de imediato, medidas administrativas e judiciais para obter a reparação dos danos patrimoniais causados pelas entidades investigadas. A Procuradoria-Geral Federal (PGF) e a Consultoria-Geral da União (CGU) irão designar os membros.
Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a AGU vai trabalhar firmemente para manter íntegra a capacidade do INSS de promover a proteção social dos cidadãos e de garantir a renda dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade.
Além de obter a reparação dos valores desviados, o coletivo também terá a atribuição de propor a adoção de medidas de prevenção, identificação e enfrentamento de fraudes.
Redação CPAD News / Com informações: SBT News