A guerra na Ucrânia foi pauta na reunião entre autoridades dos Estados Unidos e da Rússia, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (18). O presidente Volodymyr Zelensky invalidou as tratativas que ocorreram sem a presença de um representante do país. A Rússia invadiu o território ucraniano no dia 24 de fevereiro de 2022.
O encontro marcou a primeira discussão oficial entre os dois países sobre um acordo para o fim do conflito. Os presidentes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, concordaram sobre as negociações em conversa por telefone, há alguns dias atrás.
Trump foi representado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que liderou a delegação, pelo enviado especial para assuntos no Oriente Médio, Steve Witkoff, e pelo assessor de segurança nacional Mike Waltz. Putin foi representado pelo ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e pelo assessor de política externa da presidência russa, Yuri Ushakov.
Nesta quarta-feira (19), Zelensky visitará a Arábia Saudita, em agenda que já estava prevista antes do encontro bilateral EUA-Rússia ser anunciado.
Com informações: G1