A Inteligência Artificial é encarada por muitos profissionais como ameaça. Algumas empresas até reconhecem que o uso da IA no mundo corporativo pode ameaçar funções. Mas segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, grandes empresas esperam criar em torno de 78 milhões de novos empregos até 2030. O estudo foi produzido a partir de entrevistas com mais de 1.000 grandes empresas em 55 países.
O que tudo indica é que algumas profissões seguem ameaçadas, caso não tenha uma mudança significativa, como as funções de caixas e assistentes administrativos. Apesar dessa informação, o estudo reconhece que o uso da IA pode criar um ambiente positivo para o trabalho no futuro.
Atividades repetitivas e algumas tarefas manuais serão automatizadas pelo IA, o que possibilitará que os profissionais se concentrem em atividades mais criativas e estratégicas.
O estudo mostra algumas “funções de linha de frente” que estarão em alta durante os próximos cinco anos. Por exemplo, operários da construção civil, motoristas de entrega e trabalhadores rurais. Empregos na área da saúde e na educação também tendem a ter aumento, como profissional de enfermagem e professores.
Além disso, o estudo menciona outras áreas que crescem com o avanço da tecnologia, como a robótica e sistemas de energia, que devem gerar novos empregos destes especialistas.
Em resumo, o futuro das profissões será impactado com a evolução da IA. Profissões que antes não existiam, agora estão em alta como cientista de dados, engenharia de aprendizado de máquina, especialista em IA para negócios, desenvolvedor de chatbot, dentre outros. Para preencher alguma destas vagas é necessário ter especialização em tecnologia, conhecer programação, ter criatividade, ter pensamento crítico, dentre outras qualificações. Os profissionais que conhecerem o IA terão mais vantagem competitiva e adaptaram às mudanças do mercado de trabalho, mais facilmente.
Por Luciene Saviolli / Com informações CNN Brasil e Veja