Tratores demoliram a igreja evangélica New Life Church, em Minsk, capital da Bielorrússia, no final de junho, após anos de pressão das autoridades. O templo foi reduzido a escombros diante da membresia local. De acordo com a organização de direitos humanos Forum 18, a igreja não recebeu uma explicação oficial da decisão das autoridades que ordenaram o ato.
“Deus é onisciente e está vendo o nosso sofrimento, nossa dor”, postou o pastor Vyacheslav Goncharenko no grupo de Telegram da igreja. Ele classificou a destruição de “flagrante quebra da lei”. O líder da Union of Full Gospel, da qual a igreja faz parte, condenou a demolição dizendo: “Eles machucaram profundamente os sentimentos dos cristãos” e afirmou que as autoridades deveriam respeitar o local de reunião da igreja.
Os problemas com as autoridades começaram em 2002 quando a igreja começou os primeiros cultos em um antigo estábulo. O governo se recusou a assinar o registro que regularizaria o status da comunidade cristã e garantiria oficialmente que eles poderiam ter um lugar para os cultos, mas, ao longo dos anos, o governo colocou vários empecilhos para que o registro fosse feito e tentou fechar a igreja mais de uma vez.
Segundo a Portas Abertas, a Bielorrússia é o 76º país na Lista de Países em Observação 2023.
Com informações: Portas Abertas (17.07.23)