Com o objetivo de ajudar aqueles que sofrem com a falta de moradia, a Igreja Open Door, localizada na cidade de Maple Grove em Minnesota (EUA), está desenvolvendo um projeto com as autoridades locais para construir o que chama de “Sacred Settlements” (“assentamentos sagrados”, na tradução livre).
De acordo com o pastor da igreja não denominacional, David Brickey, até o verão de 2026, serão construídas 12 unidades de pequenas casas no assentamento que será dividido em duas seções: quatro casas para “vizinhos intencionais”, que são pessoas “que não passaram pela falta de moradia”, mas “cujo objetivo é promover uma base sólida para o assentamento vivendo como um bom vizinho” e oito casas “para aqueles que saíram da falta de moradia crônica”, explicou o líder ao The Christian Post, em uma entrevista na última quinta-feira (23).
Brickey conta que já realizaram essa experiência antes e obteve um resultado positivo. Há alguns anos, a igreja fez parceria com outras congregações e implantaram dois “assentamentos sagrados”, um em St. Paul e um em Roseville. Na ocasião, um de seus pastores viveu como um vizinho intencional.
“As comunidades provaram ser bem-sucedidas, pois vimos uma cura holística profunda nas vidas dos vizinhos do Sacred Settlement, o que resultou em uma comunidade saudável com zero crime, zero envolvimento policial, zero reclamações de vizinhos”, afirmou.
A principal razão para a igreja construir essas casa é chamado para o Evangelho. Brickey ressalta que “o cerne da mensagem e do estilo de vida de Jesus é cuidar dos pobres”.
O “assentamento sagrado” em Maple Grove, será construído próximo à parte de trás do prédio principal da igreja. De acordo com o projeto, as casas ficarão perto de uma paisagem natural e permitirão um nível de privacidade aos moradores.
A construção das casas é financiada com recursos privados e a escolha dos moradores é feita com base em critérios pré-selecionados por uma equipe da igreja.
“Estamos nas ruas semanalmente e conhecemos muitas pessoas que vivem em situação de rua em nossa comunidade. Esses relacionamentos também são uma parte fundamental para discernir quem é o mais adequado”, disse Brickey ao CP.
O pastor ainda ressalta que, “cada dólar e centímetro quadrado da nossa propriedade são de Deus e devem ser administrados por nós para o avanço do Seu Reino na Terra como no Céu”, ele define sua igreja “como sendo menos um local de eventos e mais uma propriedade de cura para a nossa comunidade”.
Redação CPAD News/ Com informações The Christian Post