Lançada como uma alternativa conservadora à Igreja Metodista Unida, a Igreja Metodista Global, que completou dois anos no último mês de maio, realizou a sua primeira Conferência Geral entre os dias 20 e 26 de setembro, em San José, na Costa Rica, para fundar oficialmente a nova denominação.
De acordo com o Christianity Today, o evento foi marcado por cânticos, orações, uma constituição, designação de bispos interinos e muitas lágrimas de alegria, alívio e gratidão a Deus. Foram cinco dias de reunião com o objetivo de modificar e ratificar as decisões do Conselho de Liderança Transicional, organizado em 2022.
A Igreja Metodista Global já está entre as 20 principais denominações dos Estados Unidos, e é composta por 4.733 congregações. A nova denominação organizou 36 grupos regionais, chamados conferências anuais, incluindo 16 fora dos Estados Unidos. Segundo o líder aposentado da igreja de transição, Keith Boyette, a Metodista Global também foi legalmente reconhecida em mais seis países, o que poderá ampliar o número de conferências anuais.
Na criação da constituição, os Metodistas Globais optaram por algumas medidas temporárias, como a eleição de seis bispos interinos, além dos dois já em exercício, para cumprirem mandatos de dois anos. Conforme decidido, no ano de 2026, será realizada a transição para uma estrutura episcopal mais permanente, quando serão eleitos bispos responsáveis pelo ensino e liderança espiritual. Eles terão mandatos de seis anos, podendo se reeleger por mais um mandato.
A Conferência Geral na Costa Rica contou com a presença de vários bispos de grupos metodistas independentes de fora dos EUA, como convidados e testemunhas.
A próxima edição da Conferência Geral já está em planejamento para ser realizada na África, em 2026.
Redação CPAD News/ Com informações Christianity Today