Organizações cristãs sem fins lucrativos e igrejas seguem auxiliando vitimas da invasão russa na Ucrânia que comemora 31 anos, nesta quarta-feira (24), em que o país declarou sua independência da União Soviética. A data também marca seis meses para o dia em que a Rússia começou a invasão de seu vizinho.
A Aliança Evangélica Mundial e a Aliança Evangélica Europeia emitiram um apelo para que igrejas e cristãos em todo o mundo reservem um tempo nesta quarta-feira para orar para que Deus finalize à guerra. As igrejas assistem milhões de deslocados pela invasão russa que matou milhares de civis.
CityServe International é uma organização sem fins lucrativos que equipa igrejas com recursos para abrigar e cuidar de refugiados em tempos de crise. Em parceria com igrejas ucranianas, ela lançou a CityServe Europe em resposta à invasão da Rússia e tem apoiado pessoas na Ucrânia desde o início da guerra.
A CityServe opera em vários estados dos EUA, incluindo Califórnia, Michigan, Arkansas, Oklahoma e Flórida, e possui uma rede europeia que atende pessoas em países como: Ucrânia, Polônia e Romênia.
Segundo Dave Donaldson, CEO da CityServe International, que viajou recentemente para a Ucrânia, a organização está trabalhando com igrejas locais em todo o país, que ele observou ter cerca de 1.800 igrejas pentecostais. O grupo fornece às igrejas alimentos e outras necessidades domésticas para mobilizá-las como um local de segurança para mulheres, crianças e idosos.
De acordo com seu site, a CityServe entrega mercadorias para as regiões por meio de uma rede de armazéns da cadeia de suprimentos que canalizam suprimentos para as igrejas locais chamadas “Ponto de Distribuição” (PODS). Donaldson voltou este mês de uma viagem de uma semana à Ucrânia, onde passou um tempo viajando por Bucha, Kyiv e Odesa.
Ele também passou um tempo na Polônia e na Moldávia. De acordo com o presidente, a polícia polonesa prendeu 40 suspeitos de tráfico enquanto ele estava lá. Ao visitar a fronteira ucraniana e polonesa, Donaldson viu mulheres e crianças amontoadas em tendas montadas pelo governo polonês, escondendo-se do clima, mas também de predadores.
A CityServe ganhou novos parceiros durante a pandemia do COVID-19 quando muitas famílias estavam precisando de alimentos e outros produtos. A organização trabalhou com comunidades religiosas em 2.300 locais para ajudar a distribuir recursos aos necessitados.
A CityServe nos EUA aumentou seu financiamento por meio de US$ 130 milhões em doações que ganhou nos últimos 14 meses. De acordo com Donaldson, a CityServe ainda não ganhou doações internacionalmente, mas recebe financiamento por meio de doadores.
Mais de US$ 2,5 milhões foram gastos para ajudar igrejas no exterior. As Nações Unidas estimam que cerca de 13 milhões de pessoas foram deslocadas desde o início da invasão em 24 de fevereiro.
Com informações: The Christian Post (24.08.22)