Um dia após atingir 150 “alvos” no Líbano, incluindo armas e lançadores, Israel ordenou a evacuação imediata, em um raio de pelo menos 500 metros, de prédios no vale do Beqaa, no leste, e na cidade de Tiro, no sul do país, respectivamente, localizados “perto de instalações e interesses do Hezbollah“. O anúncio foi feito por Avichay Adraee, porta-voz militar em árabe, na rede social X.
Segundo o diretor da agência de refugiados da ONU para o Oriente Médio (UNHCR), Rema Jamous Imseis, desde o início da escalada da guerra contra o Hezbollah no final de setembro, mais de 25% do Líbano já está sob ordens de evacuação das Forças de Defesa de Israel (FDI). Essa afirmação foi dada pelo diretor na terça-feira (15).
De acordo com as FDI, um comandante do batalhão na área de Bint Jbeil, identificado como Hussein Muhamad Awada, foi morto. Ele era responsável pela realização de ataques em seu território. Os ataques israelenses ao Líbano mataram mais de 2.300 pessoas desde 8 de outubro de 2023, cerca de 1.500 delas nas últimas três semanas.
Com informações da Jovem Pan