No Brasil, quando se trata de atividades culturais, o livro é a segunda categoria mais consumida pela população, ficando atrás apenas do cinema. A recém divulgada 2ª edição da pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), analisou as respostas de 16 mil entrevistados maiores de 18 anos.
Realizado pela Nielsen BookData via questionário em aplicativo de celular, o estudo analisa o perfil e hábitos dos consumidores de livros no país, e mostrou que 42% dos brasileiros adquiriram até cinco obras nos últimos 12 meses, sendo 16% das pessoas tendo comprado ao menos um livro no mesmo período.
Entre os consumidores que adquiriram mais de 10 livros nos últimos 12 meses, 62% são mulheres. 41% dessas mulheres integram a classe B e 39% a classe C.
Em relação ao preço dos livros, a maior parte dos consumidores acha caro os livros escolares e os livros para aprimoramento pessoal e profissional. Segundo o estudo, os livros para entretenimento e lazer, infantis e juvenis não são considerados caros nem baratos.
72,2% dos leitores afirmaram que sua última compra de livros foi para si mesmo (a). 15,6% compraram para filho (a), 7,6% para amigo (a), 7,2% para companheiro (a) e 6,9 % para parente.
De acordo com o levantamento, a maioria dos consumidores (55%), preferem comprar livros impressos em lojas online e 39% prefere comprar em lojas físicas. O maior percentual da população que prefere comprar online está concentrado na região nordeste do país.
Os principais motivos para os consumidores terem escolhido realizar a sua última compra de livros impressos de forma online, foram: 60,5% preço, 44,1% frete grátis, 35,2% entrega rápida, 24,8% disponibilidade, 15,9% variedade de títulos, etc.
Entre os leitores que compraram alguma obra nos últimos 12 meses, 56% afirmaram terem adquirido apenas livros físicos, 14% apenas livros digitais e 30% disseram ter consumido tanto livros impressos quanto livros digitais.
A Casa Publicadora das Assembleias de Deus, editora cristã fundada há 85 anos, fornece o maior acervo de livros evangélicos, Bíblias, harpas e periódicos. Com leitores espalhados por todo o mundo, a Livraria CPAD está presente de forma online e em suas 18 lojas físicas em diversos estados do Brasil. Além das filiais em outros países, como Angola, Guiné Bissau e Moçambique. Acesse o site e encontre a Livraria CPAD mais próxima de você.
Por Daiene Cardoso / Com informações CBL.org
Toda sexta-feira o portal CPAD News estará atualizando a editoria Cultura. Envie sua sugestão de pauta para o e-mail: [email protected].