O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, anunciaram, em reunião entre representantes dos Três Poderes, que o governo liberará um crédito extraordinário de R$ 514 milhões para combater os incêndios florestais que se alastram pelo país, nesta quarta-feira (18).
Segundo Costa, os recursos serão distribuídos em diversos ministérios e serão usados para a aquisição de equipamentos e para a execução de medidas no curto prazo. A Casa Civil informou que uma parte dos recursos será destinada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas para reforçar o monitoramento e enfrentamento às queimadas.
Com esse recurso financeiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderão contratar brigadistas, alugar viaturas e aeronaves. A verba extra também beneficiará a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança Pública, para reforçar as investigações e a repressão ao crime ambiental.
A reunião que teve como pauta o alto número de incêndios florestais no país foi realizada o fim da tarde desta terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O encontro também reuniu ministros do governo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e representantes da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Com informação: Agência Brasil