Neste domingo (9), supostos militantes do grupo extremista islâmico Boko Haram invadiram a casa do Rev. Bala Galadima, pastor da Igreja Evangélica Winning All (ECWA), no estado de Gombe, no nordeste do país, e o mataram à queima-roupa. Segundo as informações do Morning Star News, os homens armados vestidos com túnicas pretas atiraram nas costas do pastor, enquanto ele estava na cama. A casa do reverendo é localizada nas dependências da igreja ECWA.
Na Nigéria Central, outros dois ataques em comunidades predominantemente cristãs, também tiveram os cristãos como alvo. Na última quarta-feira (5), pastores Fulani no estado de Kaduna, tiraram a vida de três cristãos. O caso ocorreu, dias após outros três cristãos terem sido mortos na mesma região.
De acordo com as informações, homens armados invadiram a vila de Majagada Binawa, condado de Kauru, por volta de 2h e 3h30, e assassinaram o cristão Mani Ali Maikomo. Em seguida, sequestraram cinco pessoas: Dauda Danjuma Makoshi, Kande Dauda Makoshi, o chefe da aldeia Mazuga Sale, Paul Musa Gombe e Solomon Jonah Dangata Binawa, que conseguiu fugir, mas ficou ferido.
“Este ato de violência não é apenas um ataque às vítimas e suas famílias, mas à paz e estabilidade de toda a comunidade Binawa… A BIDA apela ao governo do estado de Kaduna, agências de segurança e todas as autoridades relevantes para tomarem medidas urgentes e decisivas para garantir a libertação imediata e segura dos sequestrados”, disse Istifanus Danjuma Makoshi, presidente da Associação de Desenvolvimento de Binawa (BIDA), em comunicado à imprensa.
Neste mesmo dia (5), os cristãos Shehu Umaru e Philip Barde foram mortos por extremistas que também feriram a tiros Vincent Danjuma, Francis Habila e Amu Bawa, informaram líderes comunitários. Outras cinco pessoas sequestradas foram identificadas como: Shekarau Umaru, Nathan Danjuma, Augustine Samuel, Rdawo Bawa e Christopher Sayi.
Até o momento, os relatos de violência contra cristãos, já somam pelo menos sete mortos, oito reféns e dezenas de feridos, só neste mês de fevereiro.
Em 30 de janeiro, mo estado vizinho de Borno, militantes do Boko Haram atacaram mais uma vez o condado de Chibok. Neste episódio, mataram pelo menos dois cristãos, ferindo outros dois e incendiando cinco igrejas, 74 casas e diversas lojas, conforme informaram os moradores.
Redação CPAD News/ Com informações Morning Star News, Missões Urgente e Guiame