Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nas candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, revelou que 214 municípios brasileiros participarão das eleições 2024 com apenas um candidato ou candidata ao cargo de prefeito.
Neste caso, para ser eleito, basta que o candidato receba um único voto válido, o que não leva em conta os brancos e nulos.
A CNN ressalta que essa realidade se deve à uma queda na procura pelo cargo, visto que em todo o país, foram registradas mais de 15 mil candidaturas à gestão municipal. Este é o menor número desde os últimos 20 anos.
De acordo com o levantamento, entre os candidatos únicos, a maior parte é de homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais novos.
Outro dado identificado pela CNM, mostra que as cidades com maior número de população, também apresentam o maior número de candidatos. Entre os municípios que registraram apenas um candidato, a média da população é de 6,7 mil pessoas. No município de Borá, localizado no interior de São Paulo, onde o candidato a prefeito também não terá concorrente, há apenas 907 habitantes.
Rio Grande do Sul aparece na pesquisa como o estado com o maior número de candidaturas únicas, sendo 61% do total do país; seguido de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. No Rio de Janeiro, o município São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, também não haverá concorrência na disputa. 72% dos candidatos únicos estão em busca da reeleição.
Já nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Roraima, todas as cidades têm mais de uma chapa concorrendo para as prefeituras.
Com informações Agência Brasil