A National Churches Trust, uma instituição de caridade que promove e apoia edifícios de igrejas de valor histórico, arquitetônico e comunitário em todo o Reino Unido, divulgou recentemente que o total de igrejas britânicas fechadas nos últimos dez anos, ultrapassam a marca de 3,5 mil.
A instituição destacou a queda no número de frequentadores das reuniões e os altos custos de manutenção dos prédios, como os principais motivos para esses fechamentos.
Muitos prédios dessas igrejas, ou foram abandonados ou viraram outro estabelecimento. A estimativa da Igreja Inglesa é que cerca de 20 templos, por ano, tenham deixado de ser usados como locais de culto e parram a ser colocados para aluguel ou venda.
Desde a pandemia, a taxa de comparecimento dos cristãos nos cultos de domingo começou a cair. O número de presentes passou de 788 mil em 2013, para 557 mil, segundo o levantamento.
De acordo com as informações do censo de 2021, 46% da população britânica se autodeclarou cristã, enquanto, em 2011, 59% das pessoas faziam a mesma afirmação. Em contrapartida, é observado um aumento de 37,2% no índice de pessoas que se declaram sem religião. Entre os muçulmanos, também houve um crescimento na comunidade, sendo de 2,7 milhões para 3,9 milhões, no mesmo período.
Redação CPAD News/ Com informações Revista Oeste e National Churches Trust