Donald Trump, afirmou ter tido “uma longa e altamente produtiva conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia”, nesta quarta-feira (12), e que Putin concordou em “parar os milhões de mortes que estão acontecendo na guerra entre Rússia e Ucrânia”.
O Kremlin confirmou a conversa entre os chefes de Estado e disse que a ligação durou cerca de uma hora e meia.
O presidente dos Estados Unidos informou que as negociações iniciarão imediatamente e o primeiro passo seria ligar para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Farei agora mesmo”, afirmou Trump.
A ligação foi confirmada por Zelensky, por meio de comunicado, no qual disse ter conversado por telefone com Trump sobre “oportunidade para obter a paz”.
“Acabei de falar com o presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia. A conversa correu muito bem. Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ. Discutimos uma variedade de tópicos relacionados à guerra, mas principalmente, a reunião que está sendo marcada para sexta-feira em Munique, onde o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio liderarão a delegação. Tenho esperança de que os resultados dessa reunião sejam positivos. É hora de parar esta guerra ridícula, onde houve MORTE e DESTRUIÇÃO massivas e totalmente desnecessárias. Deus abençoe o povo da Rússia e da Ucrânia!”, disse Trump.
Redação CPAD News/ Com informações G1