Nesta sexta-feira (10), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do país. Um forte esquema de segurança foi montado para a posse que aconteceu na sede do Parlamento, em Caracas.
As Forças Armadas foram para as ruas para garantir a posse de Maduro, tendo em vista que acontece em meio a contestações sobre o resultado das últimas eleições, em julho de 2024. Segundo a autoridade eleitoral venezuelana e o Tribunal Superior Eleitoral do país, Nicolás Maduro venceu as eleições, embora as atas das apurações das urnas nunca tenham sido publicadas. Ele está na presidência desde 2013, após a morte de Hugo Chávez.
No discurso, Maduro garantiu que o novo período eleitoral será um período de paz. “Juro que vou cumprir todas as obrigações constitucionais para respeitar a República. Será um período de paz, prosperidade, igualdade. Juro pela minha vida…”, afirmou o presidente.
O clima na Venezuela está cercado de tensão e incertezas. A oposição foi às ruas na quinta-feira (09) para protestar e exigir a vitória de González. Essa vitória do candidato Edmundo González também é reconhecido pelos governos dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Israel.
O presidente Lula enviou a embaixadora em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, para ser a representante do Brasil, atendendo ao convite de Maduro.
Com informações G1 e CNN