Com o avanço da guerra no Sudão, grande parte da população precisou migrar para áreas remotas do país, em busca de segurança. No entanto, essas famílias acabam ficando isoladas, e muitas vezes, sem acesso às necessidades básicas, como a alimentação.
Além da ausência de estradas, as más condições climáticas desfavorecem a chegada de ajuda nesses locais. A organização cristã Samaritan’s Purse, fundada pelo evangelista Franklin Graham, montou uma operação com aviões de carga para distribuir alimentos e suprimentos vitais para os deslocados sudaneses.
De forma estratégica e segura, suprimentos como milho, feijão e sal, estão sendo lançados pelos aviões em campos abertos. Com a ajuda de moradores, a equipe local transporta esses alimentos para as pessoas necessitadas. A Samaritan’s Purse relata que qualquer derramamento causado por sacos rasgados, é coletado e separado para reduzir o desperdício de calorias valiosas.
“Essas entregas de alimentos são feitas em comunidades isoladas, seja por causa das estradas, seja por causa da dinâmica relacionada ao conflito”, afirma David Phillips, vice-diretor do departamento de projetos internacionais da organização.
A Samaritan’s Purse atua na região, cavando poços para fornecer às comunidades acesso à água potável, há 30 anos. No entanto, desde abril de 2023, quando a violência eclodiu em lugares como a capital Cartum e no ocidente de Darfur, a equipe tem se dedicado no fornecimento de alimentos, remédios, abrigo e outros recursos às famílias deslocadas.
Além disso, é realizado um trabalho voltado ao cuidado de vítimas de traumas, fornecimento de treinamento de alfabetização em igrejas locais, treinamentos em meios de subsistência e treinamentos de liderança bíblica nos níveis local e nacional.
“Estamos respondendo [as demandas] encontrando as pessoas onde elas estão e suprindo suas necessidades físicas e espirituais… Estamos fazendo tudo isso porque queremos que as pessoas saibam que Deus não as esqueceu em meio a uma crise e que Ele as ama”, disse David Phillips, que ressaltou: “A Samaritan’s Purse está pronta para ir além para servi-las em Nome de Jesus”.
Redação CPAD News/ Com informações de Samaritan’s Purse