Nesta quarta-feira (15), Autoridade de Antiguidades de Israel anunciaram a descoberta de um papiro latino com o contracheque de um soldado do Império Romano no leste israelense, perto do Mar Morto. O artefato data do ano 72 e foi encontrado em uma antiga fortificação conhecida como Massada.
O pergaminho faz parte de uma coleção de pelo menos 14 documentos recuperados na região. De acordo com especialistas, este é o papiro o mais bem preservado e fornece um resumo detalhado do salário do soldado em dois dos três períodos de pagamento anuais.
Segundo o pesquisador da Unidade de Manuscritos do Mar Morto da Autoridade de Antiguidades de Israel, Oren Ableman, o recibo de pagamento desse soldado incluía deduções para botas e uma túnica de linho, e até mesmo para forragem de cevada para seu cavalo; e, os detalhes indicam que as deduções quase ultrapassaram o salário do militar.
Ableman explicou que talvez os soldados romanos fossem autorizados a realizar saques durante campanhas militares, ou talvez estivessem envolvidos em outros negócios.
Com informações: G1 (20.02.03)