O pastor Thongkham Philavanh, de 40 anos, foi morto por dois homens na vila de Vanghay, noroeste do Laos, na última segunda-feira (22). Ele alimentava galinhas e patos atrás da casa dele, quando os criminosos, com os rostos cobertos, chegaram em motocicletas. Após uma breve troca de tiros, um dos atiradores disparou sete tiros contra o seguidor de Cristo.
A arma do agressor estava equipada com um silenciador. Eles conseguiram fugir, quando o cristão era levado às pressas para um hospital provincial, onde chegou sem vida. A polícia investiga o assassinato no distrito de Xai, província de Oudomxay, que ocorre logo após a tortura e assassinato do pastor Seetoud da vila de Don Keo na província de Khammouane, no centro do Laos, em outubro de 2022.
O pastor Thongkham era líder tribal Khmu e chefe provincial da Igreja Evangélica do Laos (LEC). Ele estava ativamente compartilhando o Evangelho, exibindo o Jesus Film e promovendo treinamentos para pastores. Uma semana antes de ser morto, os líderes da LEC se reuniram para dedicar a expansão do prédio da igreja, pois a igreja havia crescido. Vários líderes proeminentes da LEC compareceram ao seu funeral no sábado.
Segundo fontes locais, o pastor Thongkham era monitorado de perto pelas autoridades e havia sido avisado diversas vezes para interromper suas “atividades cristãs”. Ele deixou esposa e dois filhos.
Com informações: Morning Star News / The Christian Post / Portas Abertas (29.07.24)