Datuk Ngeh Koo Ham teve a sua residência atingida por um coquetel molotov na madrugada da última quarta-feira (10). Na ocasião também foram atingidos os carros do cristão, que faz parte do parlamento malaio. Datuk e a esposa, Cheok Foong Ling, dormiam, mas foram acordados quando um casal tocou a campainha deles.
Quando a polícia e os bombeiros chegaram ao local, eles encontraram fogo nos três carros que estavam no estacionamento. O fogo também destruiu o forro e o teto da garagem, mas ninguém ficou ferido. A operação terminou às 4h44 da manhã, quando o fogo foi controlado.
O governo malaio tenta unir as leis civis e as da sharia, ou seja, os princípios religiosos do islã se tornariam a lei do país. A medida seria uma forma de elevar o islã ao status de religião do Estado. O Código Civil e o código da sharia, em vários casos, apresentavam posições distintas, com impactos diversos àqueles que os infringiam.
Datuk fez a proposta de considerar a perspectiva não muçulmana antes de mudar a lei, mas tanto o primeiro-ministro quanto a realeza demonstraram reações negativas à sugestão do cristão.
Com informações: Portas Abertas (14.01.24)