Nesta quinta-feira (16), o presidente polonês Andrzej Duda anunciou o envio de 4 caças MiG-29 para as tropas ucranianas, ainda nos próximos dias.
Com a decisão, o país se torna o primeiro dos aliados ocidentais a fornecer tais aeronaves, e assume um papel de liderança ao incentivar que demais aliados também disponibilizem armamentos à Ucrânia.
“Em primeiro lugar, literalmente nos próximos dias, entregaremos, até onde me lembro, quatro aeronaves à Ucrânia em pleno funcionamento”, afirmou Duda em entrevista coletiva.
Segundo Duda, a Polônia possui cerca de 10 a 20 jatos MiG 29.
O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, já havia informado na terça-feira (9) que o país faria envios entre as próximas quatro ou seis semanas.
O G1 destacou nesta quinta, que os aliados da Otan no antigo leste comunista, como Polônia e Eslováquia, têm apoiado a Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro de 2022.
A Eslováquia também manifestou considerar o envio de jatos MiG-29, mas ainda não chegou a uma decisão.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, informou recentemente que o envio de caças está sendo discutido “no grupo de países aliados”.
Este será o primeiro envio de caças MiG-29, que são aeronaves de origem soviética, projetadas para o combate aéreo e usadas desde 1983. No entanto, a Polônia já enviou 14 tanques Leopard 2 de fabricação alemã para a Ucrânia. O envio destes, foi feito em dois lotes, sendo um em fevereiro e o último em março de 2023.
Com informações G1