O pastor presbiteriano Majid Abel foi afastado da presidência do Conselho Diretor do Seminário Teológico Gujranwala (GTS), o mais antigo do Paquistão, devido a alegações de corrupção financeira e irregularidades graves em um projeto de construção. Também sobre ele pesam supostas ações ilegais e inconstitucionais que prejudicaram as operações da instituição antes conhecida como a pedra angular da educação teológica.
A reunião extraordinária do conselho, em 2 de janeiro, foi presidida pelo ex-vice-presidente, Bispo Humphrey Peters, da Diocese de Peshawar, e contou com a presença de outros três bispos da Igreja do Paquistão, representantes da Igreja Presbiteriana do Paquistão (PCP) e da Igreja Presbiteriana Reformada Associada (ARP). Um relatório preparado pela Tariq Haneef & Co Chartered Accountants fez revelações surpreendentes sobre o projeto financiado por doações arrecadadas dos EUA e de outras fontes.
Conforme o documento, um projeto de revisão independente, conduzida pela administração do seminário sobre o projeto de um novo bloco acadêmico foi executado unilateralmente sem a aprovação por escrito do conselho. Ainda revelou um claro conflito de interesses envolvendo os contratantes e o ex-presidente.
Abel foi removido do cargo com efeito imediato e impedido de representar o seminário em qualquer fórum. Segundo ele, os titulares do conselho só poderiam ser trocados na reunião anual do conselho, que é realizada em março. Ele disse que ainda era o presidente legal do conselho e classificou as decisões tomadas na reunião como ‘ilegal’ e sem efeito. No entanto, o CDI soube que o conselho liderado por Abel foi declarado infrutífero pelo departamento relevante do governo de Punjab, pois não havia protocolado seu pedido de renovação no ano passado.
A instituição foi fundada por missionários presbiterianos norte-americanos, em 1877. Eles tinham como objetivo treinar pastores nacionais, de acordo com os princípios bíblicos e credos geralmente reconhecidos como evangélicos e com a teologia reformada. Desde 1954, o seminário tem servido à Igreja Presbiteriana do Paquistão (PCP), à Igreja Unida do Paquistão, à Igreja Presbiteriana Reformada Associada e outras. O seminário formou 12.280 pastores que servem igrejas no Paquistão e em outras partes do mundo.
Com informações: The Christian Post, Christian Daily International