O dia 05 de outubro é o Dia Mundial do Professor, data que celebra a vida de profissionais que se dedicam ao ensino de estudantes do mundo todo. A professora Rasheda Begum, 45 anos, atua no Norte de Bangladesh. Ela é uma cristã de origem muçulmana que mora com a mãe e o filho. O marido faleceu quando o filho nasceu e, desde então, ela o cria sozinha.
Ela trabalha em uma classe de alfabetização para adultos. Quase todos os dias, Rasheda enfrenta zombarias, xingamentos e discriminação dos vizinhos. Quando iniciou as aulas, os líderes muçulmanos da comunidade tentaram impedi-la. Eles fizeram falsas acusações e tentaram atacá-la mais de uma vez. Ela também foi aluna do curso de alfabetização e hoje usa o que aprendeu para ensinar outras pessoas. A docente gosta de trabalhar especialmente com as mulheres, que recebem a Bíblia com mais alegria na comunidade.
A classe que Rasheda leciona é composta por muçulmanas e por cristãs de origem muçulmana. No final do ano letivo, ela apresenta o plano da salvação e pergunta se alguma delas deseja seguir Cristo. Algumas aceitam o convite em segredo, por causa das famílias muçulmanas que não aceitam a conversão ao cristianismo.
Em 2021, Rasheda batizou sete alunas do curso. Algumas também se converteram recentemente e estão se preparando para o batismo.
Com informações: Portas Abertas (05.10.22)