Parlamentares conservadores que conseguirem mais de 100 apoios entre os pares podem se inscrever até às 10 horas, desta segunda-feira (24), ao posto de líder do Partido Conservador e, consequentemente, ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
Maior legenda do Parlamento inglês, os conservadores devem apresentar um novo líder após a renúncia de Liz Truss do cargo de primeira-ministra. Em meio à crise econômica, o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak é o favorito para ocupar o posto.
Neste domingo (23), o ex-primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que não concorreria ao cargo. Sem apoio no partido, o controverso ex-premiê tentou um acordo para reaver o posto, mas desistiu assumindo que não teria força com um Parlamento dividido. Ele renunciou ao cargo em julho ao perdeu o apoio de correligionários e enfrentar meses de acusações por ter participado é promovido festas durante o lockdown para o controle da pandemia do coronavírus.
Liz Truss continua no cargo até o anúncio de um novo primeiro-ministro. Ela anunciou a renúncia na última quinta-feira (20) ao não conseguir apoio para tirar do papel um ambicioso, mas polêmico, plano econômico. A primeira-ministra prometia um corte de impostos e a tomada de um empréstimo bilionário para equalizar as contas britânicas.
Com informações: Rádio Band News FM (24.10.22)