Uma onda de calor atinge boa parte do Brasil nesta quarta-feira (12) e vai se estender até o dia 21 de fevereiro. Os estados do sudeste, sul, centro-oeste e nordeste poderão sentir essas altas temperaturas. Segundo os meteorologistas, é considerada onda de calor quando as temperaturas mantêm 5 ºC acima da média por alguns dias, pelo menos cinco consecutivos.
Com a temperatura elevada e a umidade relativa do ar também alta, a sensação térmica poderá chegar a 70 ºC em algumas regiões, de acordo com o Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
Se em uma cidade os termômetros chegam a 38 ºC e a umidade relativa do ar de 60%, a sensação térmica poder ser sentida em 55 ºC. Ou seja, quanto maior a umidade do ar e a temperatura, mais quente será a sensação térmica.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quarta e quinta-feira no Rio de Janeiro os termômetros poderão registrar 39 ºC e a expectativa de umidade do ar pode chegar a 88%, assim a sensação térmica pode ser de 66 ºC. São Paulo poderá ter temperatura de 35 ºC e a sensação poderá chegar a 56 ºC. Já em Porto Alegre poderá registrar sensação térmica de 70 ºC.
Para suportar esses dias de muito calor, especialistas indicam beber muita água, usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol, especialmente, entre 10 e 16 horas. Também é aconselhável usar óculos escuros e vestir roupas leves e aplicar o protetor solar. Em casos de tontura ou náuseas causados pelo calor, é necessário procurar atendimento médico.
Com informações da CNN Brasil e G1