Em 2018, o testemunho de um soldado sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, ficou conhecido após sua filha, Ena Thompson, conceder entrevistas ao Daily Mail, Sky News, Metro e à Fox News.
O britânico Leslie Friston servia na enfermaria do exército, aos 23 anos, quando um exemplar da Bíblia Sagrada salvou sua vida, o protegendo de tiros de metralhadora durante um ataque aéreo em 1917.
Friston foi ferido em um ataque com gás, no momento e que prestava atendimento médico no campo de batalha. Com isso, começou a apresentar problemas de respiração e visão, e foi preciso que ele ficasse internado em um leito improvisado na base militar.
A base em que Friston estava se recuperando, foi atacada por um avião alemão com tiros de metralhadora. Conforme relatado por sua filha, duas balas atravessaram o telhado de zinco e atingiram a Bíblia do soldado, impedindo que ele fosse alvejado.
“Ele disse que a Bíblia salvou sua vida quando sofreu o impacto do ataque. Se as balas tivessem caído apenas alguns centímetros mais longe dele, ele não teria sobrevivido — e eu não estaria aqui hoje”, contou Ena, na época com 87 anos.
Como grande parte dos sobreviventes de guerra, Leslie Friston também não costumava falar muito sobre o tempo que passou em combate. Além de todo trauma que vivenciou, ele perdeu seu irmão mais novo no campo de batalha. Mas, sua filha destaca que, a Bíblia que salvou sua vida e que ficou com dois buracos causados pelas balas, ele fez questão de guardar.
Quando voltou da guerra, o soldado recebeu tratamento, e conseguiu recuperar sua visão e sarou seus problemas respiratórios. Ele viveu em Londres, administrando uma mercearia, até o final de seus dias.
Com informações Guiame e Aventuras na História