Donald John Trump, 78 anos, venceu as eleições presidenciais ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. A vitória do candidato republicano foi anunciada na manhã desta quarta-feira (6), após ele vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados.
Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona. A contagem de cédulas pelo país ainda não foram totalizadas. Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, ele já havia feito um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que seu slogan será ‘promessas feitas serão cumpridas’ e pregou a união entre todos os americanos.
Diferente do Brasil, os Estados Unidos não têm um tribunal eleitoral de âmbito nacional e a apuração é de responsabilidade de cada estado. A contagem oficial pode demorar semanas. A vitória de Trump marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos, quando perdeu para o atual presidente, o democrata Joe Biden em 2020.
Com informações: G1 / Atualizado 06/11 às 08h50