Desde a última quinta-feira (10), o Brasil passou a exigir o visto de turismo para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio de 2023, em respeito ao princípio da reciprocidade.
Os países mencionados já exigem o visto dos turistas brasileiros, porém, segundo o Itamaraty, há uma negociação entre os governos, afim de firmar acordos de isenção de vistos em bases recíprocas.
“Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, reforçou ministro do Turismo, Celso Sabino, nas redes sociais.
De acordo com os dados do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), só no ano de 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 vindos do Canadá, e 52.888 da Austrália.
A solicitação de visto dos viajantes destes países que chegam ao Brasil, por via aérea, marítima ou terrestre, devem ser feitas online no site eVisa. A taxa foi fixada no valor de US$ 80,90, cerca de R$ 479 e a estadia máxima no Brasil, no período de 90 dias.
Em contrapartida ao decreto que entrou em vigor ontem (10), o Senado Federal aprovou, no mês passado, um projeto de lei que visa suspender a atual exigência de vistos para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão.
O projeto, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) foi relatado pelo parlamentar Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados e ainda não teve tramitação.
Apesar de o Japão constar no projeto do Senado, o país não está na lista de exigência de vistos ao Brasil. Em agosto de 2023, os governos do Brasil e do Japão firmaram um acordo de isenção recíproca de vistos de turistas em viagens de até 90 dias.
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil