Após o acesso ao Twitter/X retornar para alguns usuários no Brasil, nesta quarta-feira (19), mesmo com seu banimento e bloqueio de contas da empresa a pedido do STF, o acionista majoritário da rede social, Elon Musk, anunciou a contratação de dois novos representantes da empresa no Brasil.
Musk apresentou uma petição informando os nomes dos advogados brasileiros André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal para atuarem na defesa da plataforma no país, no processo que tramita na Corte. A petição ainda solicita um prazo de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para que a empresa indique o representante que responderá legalmente como administrador da plataforma no Brasil.
O ministro relator do processo, Alexandre de Moraes, confirmou as informações e disse que ainda aguarda uma comprovação do X sobre a validade da representação judicial. Ele deu o prazo de até 24h, para que os advogados apresentem os documentos adequados que comprovem a regularização da “constituição de seus novos representantes legais ou mesmo de seus novos advogados”, disse em nota.
Nesta quarta (18), quando a plataforma voltou a ficar acessível para parte dos usuários no país, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), informou que o Twitter/X havia passado a utilizar um novo software, da empresa de proteção Cloudflare, utilizada por grandes empresas e bancos no Brasil. Com isso, a plataforma tinha deixado de usar os IPs da rede social, o que dificultou o bloqueio do acesso à rede social, mesmo com a ordem judicial.
Na parte da tarde, a plataforma tornou a ficar indisponível para todos no Brasil e o conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abrint), Basílio Rodriguez Perez informou o motivo. “Pouco antes das 16h, o próprio X parou de usar o serviço da Cloudflare, e por esse motivo ficou bloqueado”, disse agência AFP.
Redação CPAD News/ Com informações Correio Braziliense