CPADNews

Estado indiano ordena investigação sobre todos os missionários cristãos

Determinação acontece nas vésperas de Karnataka promulgar uma lei de anticonversão, que regulamenta as conversões religiosas

Estado indiano ordena investigação sobre todos os missionários cristãos

O governo do estado indiano de Karnataka deu ordem aos oficiais para investigar os missionários cristãos oficiais e não oficiais, segundo divulgou o International Business Times. A determinação acontece no momento em que Karnataka se prepara para promulgar uma lei de anticonversão que regulamentaria as conversões religiosas e criminalizaria as conversões religiosas forçadas.

De acordo com as informações, o Comitê de Bem-Estar das Classes Retrógradas e Minorias tomou a decisão de investigar os missionários cristãos, durante uma reunião que contou com a presença de vários legisladores estaduais, inclusive o BJP MLA Goolihatti Shekar, nesta última quarta-feira (13). Ao que parece, defendeu o registro de missionários cristãos e afirmou que 40% das igrejas em Karnataka não são oficiais e não são reconhecidas pelo estado.

Na oportunidade, os membros do comitê também discutiram a retirada dos benefícios do governo de indivíduos que se converteram do hinduísmo ao cristianismo.

Segundo a International Christian Concern (ICC), os membros do BJP do governo de Karnataka teriam feito declarações, nas últimas semanas, em apoio à promulgação de uma lei anticonversão. Os políticos defendem que as conversões ao cristianismo no estado, ficaram fora de controle e uma lei poderia regularizar as conversões e punir as conversões forçadas.

Shekar levantou a questão das conversões religiosas no plenário da Assembleia durante a Sessão das Monções, alegando que sua mãe se converteu ao Cristianismo sem seu conhecimento. No início desta semana, Shekar relatou à mídia que sua mãe participou de um programa 'Ghar Wapsi' e voltou ao hinduísmo.

Nacionalistas hindus radicais na Índia usam o espectro de conversões em massa ao cristianismo e ao islamismo para promulgar leis que limitam a liberdade religiosa das minorias. Porém a constituição do país, no Artigo 25, protege os direitos de um indivíduo de professar, praticar e propagar livremente a religião de sua escolha. No entanto, as leis anticonversão promulgadas em outros estados vão contra a esse direito constitucional, ao exigir que os indivíduos tenham suas conversões aprovadas pelo governo.

Os indivíduos de baixa casta enfrentam ainda a consequência de perder benefícios do governo ao se converterem do hinduísmo para o cristianismo ou islamismo.

 

CPAD News International Christian Concern (ICC) - Foto: ICC