Uma vacina via oral inalável está sendo oferecida gratuitamente como dose de reforço para pessoas previamente vacinadas contra a Covid-19. O imunizante, uma espécie de fumaça que é aspirada pela boca, foi administrado possivelmente pela primeira vez no mundo nesta quarta-feira (26) em Xangai, na China.
Os cientistas esperam que essas vacinas “sem agulhas” tornem a vacinação mais acessível em países com sistemas de saúde frágeis por elas serem mais fáceis de administrar. Com isso, eles também podem persuadir pessoas que não se sentem confortáveis com uma injeção no braço.
O país quer que mais pessoas sejam alcançadas antes de relaxar as duras restrições à pandemia que estão travando a economia e, cada vez mais, fora de sincronia com o resto do mundo. Em meados de outubro, 90% dos chineses estavam totalmente vacinados e 57% receberam uma dose de reforço.
Segundo um especialista, uma vacina tomada por via oral pode afastar o vírus antes que ele atinja o resto do sistema respiratório. A eficácia de uma vacina via oral depende do tamanho dessas gotículas, afirmou Vineeta Bal, uma médica imunologista da Índia.
A vacina inalável foi desenvolvida pela empresa biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics Inc. como uma versão em aerossol da vacina contra adenovírus da empresa, que usa um vírus do resfriado relativamente inofensivo.
Com informações: G1 e Associated Press (26.10.22)