Na manhã desta quarta-feira (19), o Vaticano atualizou as informações sobre a saúde do Papa Francisco e afirmou que ele passou uma noite tranquila no hospital Gemelli de Roma, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro. Conforme relatado, o pontífice já fez a sua primeira refeição do dia.
Em boletim divulgado pela Igreja Católica na última terça (18), Papa Francisco foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e continuava a apresentar um quadro clínico “complexo”. A pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões e é considerada um pouco grave que a pneumonia comum, pois a capacidade respiratória do paciente fica mais comprometida.
O papa foi hospitalizado para tratar uma bronquite que teria se desenvolvido para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, conforte informado no início na semana, após os resultados de alguns exames.
Francisco, de 88 anos, tem apresentado alguns problemas de saúde nos últimos anos, e chegou a passar por uma cirurgia para tratar uma hérnia abdominal em 2023. Quando mais jovem, ele teve parte de um pulmão removida após desenvolver pleurisia.
O pontífice teve seus compromissos públicos cancelados até o próximo domingo (23).
Redação CPAD News/ Com informações e CNN Brasil e G1