O Ministério das Relações Exteriores do Irã informou, nesta segunda-feira (20), a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, aos 63 anos, em decorrência de um acidente de helicóptero, no último domingo (19).
Na ocasião, o aiatolá Ali Khamenei anunciou luto nacional de cinco dias e nomeou o vice-presidente, Mohammad Mokhber, como líder interino, conforme determina a Constituição do país. Em conjunto com os líderes dos Poderes Legislativo e Judiciário, Mokhber fica responsável por organizar uma nova eleição presidencial no limite de 50 dias.
De acordo com as informações, o acidente teria acontecido por volta das 13h (horário local, 6h em Brasília), mas os destroços do helicóptero só foram localizados cerca de 12 horas depois, devido às dificuldades de acesso e ao mau tempo.
A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, a aproximadamente 600 km de Teerã. Além do presidente iraniano, o acidente também vitimou o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian.
Com informações Brasil sem medo e Revista Oeste