Os cristãos na Síria já estão há dez anos enfrentando dificuldades ocasionadas pela guerra que tomou o país. Na madrugada da última segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o norte da Síria, afetando drásticamente a vida de mais de 23 milhões de pessoas.
Segundo a Missão Portas Abertas, os templos de igrejas nas cidades de Alepo e Latakia estão abrigando muitas famílias. As pessoas relatam terem acordado assustadas em meio ao tremor e foram em busca de abrigo.
“Liguei a lanterna do meu celular e vi que tudo estava tremendo. Pulei da cama e comecei a gritar. Corri para o quarto da minha irmã. Ela estava apavorada. Acordamos nossos pais. Demos as mãos e começamos a orar. Foi terrível”, contou o cristão Majd George, de 19 anos morador da cidade de Latakia.
Um outro cristão, Majd, passou por momentos aterrorizantes pouco antes da conversa com os parceiros locais da Portas Abertas. Eles pegaram os documentos, o dinheiro que tinham, e saíram de casa vestindo pijamas, com medo do prédio onde estavam desabar. Devido ao forte tremor, antes de chegarem na igreja que se abrigaram, Majd decidiu manter a família dentro do carro, em uma área longe dos prédios, para se protegerem da chuva e das baixas temperaturas.
“Outras pessoas se protegeram nos carros também. As ruas ficaram congestionadas. Muitos outros estavam fugindo pela calçada. Vi crianças enroladas em cobertores, chorando enquanto os pais fugiam. Foi um caos”, contou o cristão.
Diversos templos de igrejas locais abriram as portas para acolher as vítimas do terremoto. As igrejas estão lotadas e recebem o apoio da Portas Abertas e diversas instituições religiosas, por meio de doações de alimentos e cobertores. Ajude as vítimas do terremoto.
Com informações Portas Abertas