O resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos foi comemorado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seus correligionários nesta quarta-feira (6). Segundo Netanyahu, o retorno histórico do candidato republicano, Donald Trump, à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e aquele país.
De acordo com o grupo militante palestino Hamas, a eleição era uma questão para os cidadãos norte-americanos. Eles pediram o fim do “apoio cego” dos Estados Unidos a Israel. O resultado é um alívio para a coalizão de Netanyahu, que entrou em conflito com a administração democrata de Biden por causa dos combates em Gaza e no Líbano, e deixaram Israel cada vez mais isolado internacionalmente.
Israel Katz, o substituto de Yoav Gallant, que vinha atuando como ministro das Relações Exteriores, disse que a vitória de Trump fortalecerá a aliança com Israel e ajudará a garantir o retorno dos 101 reféns que ainda permanecem em Gaza.
Com informações: CNN Brasil